Marketing X, Marketing Y, Marketing Z...
Por mais que sejam apenas novos nomes para as mesmas coisas, vale a pena estar atualizado sobre os modismos do Marketing.
Quem tiver mais alguma contribuição, mande aí!
Shopper marketing
É uma nova forma de se pensar o marketing. Aqui o foco é o comprador, ao invés da análise de comportamento do consumidor. A lógica consiste em converter os shoppers em buyers, portanto as decisões tomadas no ponto de venda, as compras por impulso e a arquitetura do PDV são determinantes.
Influencial marketing
São as ações de relacionamento da marca com determinados nichos de mercado ou segmentos profissionais. Um bom exemplo disso é o trabalho feito por assessorias de imprensa com jornalistas.
São as ações e estratégias de marketing que acontecem nas ruas ou em locais com bastante circulação de público. Geralmente são campanhas que utilizam os espaços publicitários e utilitários urbanos para veicular as mensagens. Confira aqui e aqui alguns exemplos:
Buzz marketing
É um tipo de estratégia que incentiva a pessoa a passar uma mensagem de marketing, ou publicitária, para outra. Uma espécie de propaganda boca-a-boca que utiliza recursos tecnológicos, como e-mail. Um bom exemplo desta técnica foi o lançamento do Gmail. Para abrir uma conta, era preciso que o usuário obtivesse um convite de outro usuário já “privilegiado” com o serviço gratuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário