21 de novembro de 2007

Marketing X, Marketing Y, Marketing Z...

Por mais que sejam apenas novos nomes para as mesmas coisas, vale a pena estar atualizado sobre os modismos do Marketing.
Quem tiver mais alguma contribuição, mande aí!

Stealth marketing
Técnica muito eficaz para o lançamento campanhas. Consiste em colocar uma pessoa falando bem de determinado produto ou marca, em lugares estratégicos, sem que as outras pessoas saibam que foi contratada para isso. Este tipo de estratégia tem sido muito discutida, pois questiona alguns parâmetros éticos de promoção de produtos ou serviços.

Shopper marketing
É uma nova forma de se pensar o marketing. Aqui o foco é o comprador, ao invés da análise de comportamento do consumidor. A lógica consiste em converter os shoppers em buyers, portanto as decisões tomadas no ponto de venda, as compras por impulso e a arquitetura do PDV são determinantes.


Influencial marketing
São as ações de relacionamento da marca com determinados nichos de mercado ou segmentos profissionais. Um bom exemplo disso é o trabalho feito por assessorias de imprensa com jornalistas.



Street marketing
São as ações e estratégias de marketing que acontecem nas ruas ou em locais com bastante circulação de público. Geralmente são campanhas que utilizam os espaços publicitários e utilitários urbanos para veicular as mensagens. Confira aqui e aqui alguns exemplos:


Buzz marketing

É um tipo de estratégia que incentiva a pessoa a passar uma mensagem de marketing, ou publicitária, para outra. Uma espécie de propaganda boca-a-boca que utiliza recursos tecnológicos, como e-mail. Um bom exemplo desta técnica foi o lançamento do Gmail. Para abrir uma conta, era preciso que o usuário obtivesse um convite de outro usuário já “privilegiado” com o serviço gratuito.

Nenhum comentário: